- Área: 380 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Carolina Mossin
-
Fabricantes: Brich Marmoraria, Coppermax, Engemix, Jucel blocos, Udiaco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A simplicidade conceitual e programática da Casa Petro se une a uma simplicidade estrutural: duas lajes armadas, sustentadas por paredes pilares, todas aparentes. O térreo comporta o programa coletivo, com sala, escritório, banho, cozinha e serviços. A sala, cozinha e escritório se tornam um piso livre suspenso.
Elevada 40 centímetros do solo, apoiada em vigas recuadas, intensifica a forma delicada em que o projeto foi implantado no terreno. Visualmente, a casa parece flutuar.Totalmente aberta para os jardins com grandes aberturas, a varanda, que prolonga torna-se um espaço central de convivência.No segundo andar fica a área íntima com duas suítes e o pátio mirante. O quarto e banheiro da suíte principal se abrem para uma laje (a cobertura da varanda) com vistas para as copas das árvores do jardim.
O bambu estabelece um diálogo com os outros materiais brutos, como o concreto e é usado como filtro solar dos quartos.De dia, os painéis de bambu filtram a luz no interior da casa criando uma textura de luz e sombra e, à noite, transformam as caixas em grandes lanternas que iluminam o terreno.A ventilação cruzada permite um excelente conforto térmico.O formato do terreno permitiu uma implantação longitudinal da casa com permeabilidade espacial entre as duas principais áreas externas, como um pavilhão solto no jardim.